segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Melissa & Zaxy

Olá, toda fashonistta deve ter um flerte com os produtos da marca Melissa, o mundo encantado do plástico enlouquece qualquer pessoa versátil e bem informada no campo da moda. Hoje, o Bairro da Moda vai comentar uma polêmica "concorrência" entre a Melissa e a Zaxy.

Buscando na web, sempre li relatos como: "odeio as imitações da Zaxy"; "Zaxy copycat" e afins, o que muita gente não sabe, é que esse tipo de afirmação é falsa. Vou explicar:

A Grendene, marca gaúcha de sapatos, detém os direitos, tanto da "original" Melissa, quanto da Zaxy. A diferença é que a segunda surge com o objetivo de alcançar um público maior, em bom português, a Zaxy vem pra que as pessoas que não têm condições de investir R$ 100 numa sapatilha, por exemplo, possam aderir um produto de boa qualidade (sim, não é igual a Melissa, mas não é ruim!) e assim, adentrar no "sonho plástico" por um preço muito mais acessível.


Por meio dessa foto do extinto blog especializado em Melissa, Plastic Fantastic, dá pra ver que visualmente elas são idênticas: a amarela é um clássico da Melissa - o modelo aranha, a preta é um dos primeiros modelos lançados pela Zaxy. É igual? É! Mas tem diferença? Tem também.


Enquete rápida: qual é Melissa, qual é Zaxy? Brincadeiras a parte, nessa foto dá pra ver que elas são realmente muito parecidas, até no solado, mas vamos diferenciá-las:


É claro que a rosa é Melissa: dá pra notar que o acabamento do solado da Zaxy não é tão caprichado quanto ao da inspiração.


O trançado da Zaxy - que reproduz a marca essencial da Melissa Aranha, é feito de maneira menos trabalhada e parece que seu material é mais bruto.



Alguns detalhes são determinantes na diferenciação de ambas, na foto acima é nítido que a costura da Melissa é mais perfeita.


São fatores como esses que devem ser levados em consideração na hora de comprar seu produto, vou tentar ser imparcial por aqui: nunca usei a Zaxy, mas já tive contato com ela, não tem o mesmo cheiro maravilhoso da Melissa, mas de qualquer maneira, ela é uma boa compra sim, quem não pode ou não acha justo dar R$ 80,00 por um modelo como esse tem como plano B a Zaxy. Saindo um pouco da imparcialidade, Melissa é Melissa, não é mesmo? E de certo modo, o custo-benefício dela é bem maaaaaaaior - vale a pena pagar mais por um produto que vai durar mais. 

Vale ressaltar que esse não é o único modelo que inspira a Zaxy:





Um beijo.

Emilly G.


PS: Esse post é dedicado ao blog Plastic Fantastic que deixou milhares de Melisseiras órfãs. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário